13 de maio de 2011

O bonde

Não vivi no tempo em que se andava de bonde,este meio de transporte que, na minha opinião, tinha uma magia ao trafegar entre as pessoas, com um charme que era só dele. Homens com seus chapéus e mulheres em seus vestidos bem rodados. De um lado para o outro, levando e trazendo pessoas para seus destinos.

O bonde fazia sempre o mesmo percurso, porém - a cada parada - as pessoas nunca eram as mesmas. Se caso alguém perdesse o bonde em determinado horário, nada de pânico, em minutos ele estaria ali para mais uma vez, cumprir seu papel, ou seja, levar pessoas aos seus destinos. É, não nasci nesta época mas gostaria de ter vivido a magia dos vestidos, da calmaria, do bonde.

Na verdade o bonde neste caso, passa sempre no mesmo lugar, o que é algo certo, concreto. Se alguém perdesse a chance de 'embarcar', em minutos, teria uma nova oportunidade de pegar carona. A vida, quase em todos os momentos, nos oferece um embarque. Em muitas ocasiões, o bonde passa e a gente, com a certeza de que ele irá passar de novo, se engana. Às vezes, o bonde que mais queríamos pegar pára na nossa frente e, por n motivios, não embarcamos na certeza de que 'outro' melhor virá em seguida.

Em muitos entrei na primeira, em outras, esperei o segundo e - por sorte - acertei na escolha. Tudo é aprendizado, nada mais do que um jogo de sorte e azar. Pena que no último que passou, eu não embarquei. Ainda estou esperando, mas se ele passar, acho vai demorar para voltar...

A única certeza é que o próximo que passar, o embarque será imediato.

2 comentários:

Patricia Mota disse...

Bah é difícil eu comentar aqui...mas sobre o bonde eu tenho duas coisas pra falar....
Tive o prazer de andar de bonde nas ruas antigas de Lisboa... é como tu disse mesmo, a magia de voltar ao passado é muito boa de perceber como as coisas antigamente eram tão simples e as pessoas mais felizes ....eu acho....
Sobre o fato de o bonde passar...várias vezes eu erro de correr atrás dele demais, alias muitas vezes eu erro.... mas prefiro me culpar pelo excesso do que me culpar de não ter tentado..entende???
TE incentivo a tudo, pois quero a felicidade sempre contigo....
Por isso amiga PEGA O BONDE.....
Não deixa ele ir pra longe enquanto está perto...... ainda mais quando esta na sinaleira....

Luísa disse...

parafraseio pati: PEGA O BONDE.

te amo!